quinta-feira, 2 de maio de 2013

Curiosidades - Como voam os Balões




Saiba como voam os balões, existentes em dois tipos – a gás e a ar quente, e outras curiosidades sobre o balonismo!
Balões a gás
Estes balões utilizam gás Helio, que é menos denso que o ar atmosférico. Eles são constituídos de um “envelope” fechado e utilizam os famosos sacos de areia para ganhar altitude.

Para descer, é necessário se desfazer de uma parte do gás através de uma válvula situada no bojo.

Estes balões são muito raros, pois tem um custo operacional muito elevado, em função do gás Helio. Eles são utilizados para grandes viagens, que podem durar vários dias.


Balões a ar quente
É o tipo mais comum, tendo como característica principal a parte do fundo aberta, por onde acionam-se queimadores de gás propano, cujo objetivo é apenas aquecer o ar dentro dos balões.

Como o ar quente também é menos denso que o ar atmosférico, o balão começa a voar. A altitude máxima alcançada por um balão deste tipo fica em torno de 6.000m, porém, o recorde mundial já passou dos 20.000.


Curiosidades Gerais
Os balões não são dirigíveis, eles voam com o vento. O piloto apenas pode controlar a descida ou subida.

Para subir, o maçarico que despeja ar quente dentro do balão é acionado. Pelo motivo de o ar quente ser mais leve que o frio, o balão sobe.

Para descer, o piloto abre uma pequena janela no topo do envelope por meio de uma corda, deixando sair o ar quente, para que o balão comece a descer suavemente.

Os balões modernos possuem autonomia de vôo de até 8 horas. Uma equipe de resgate se encarrega de acompanhar o balão com uma caminhonete e um rádio, usado para comunicação com o piloto.

Os vôos, no Brasil, são feitos sempre pela manhã, bem cedo, ou no final da tarde, pelo motivo de as correntes de ventos serem mais fracas nestes horários.
Fonte: Gazeta em revista 
Cidade: Torres-RS-Brasil 
Fotos: Ayumi Miyazaki 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve! Obrigada!